EEBDs Falsificados

EEBDs Falsificados – “Inúteis e Perigosos”

por João Mesquita

As gangues somalis não são a única ameaça de pirataria para os marítimos. Os equipamentos falsificados também o são, como o falso EEBD (emergency escape breathing device) – aparelho de respiração para escape em emergência – que foi destaque no mais recente alerta do Marine Safety Forum.

O MSF diz: “A estação de serviço de segurança WWS em Stavanger, Noruega, recebeu EEBDs para inspeção anual de um de seus clientes regulares. O engenheiro de serviço descobriu que as bolsas e os EEBDs eram cópias falsas do tipo Unitor/MSA tipo Uniscape 15H – e do mesmo tipo do descoberto anteriormente e informado.

É de extrema importância que esses conjuntos falsos sejam retirados de serviço sempre que descobertos – e que os proprietários sejam informados. Essas cópias falsas não funcionam como deveriam, e criarão uma situação extremamente perigosa para o usuário quando for necessária para o escape.

• O capuz da máscara é impossível encaixar na cabeça. Esta é a identificação mais grave. A membrana de borracha de aperto do pescoço não é suficientemente flexível para ser capaz de passar por uma cabeça de tamanho normal, e é fixada ao capuz por uma única costura – e não soldada como uma Unitor original;

• A bolsa tem impressão semelhante ao WWS original : “UNITOR UNISCAPE 15H” e “Safety by MSA” está impresso na parte frontal (em conjunto com 4 desenhos de como usar).

• O material da bolsa é diferente; Unitor: PVC brilhante. Falsa: material grosso tipo lona;
• O zíper é aberto da direita para a esquerda, o que significa que a WSS faz a funcionalidade do mecanismo de liberação automática ser duvidoso. Quando o zíper é aberto, ele se move em direção à válvula do cilindro – não pra longe dele, puxando também a linha de liberação de ar;

• Todos os conjuntos que foram descobertos até agora têm uma etiqueta da empresa/tag de serviço, com as seguintes informações:
UNIscan Marine Products & Services
Uniscan Middle East L.L.C.
Shed No.: 71, Al Jadaf Dry Docking Yard
P.O.Box 62487, Dubai, U.A.E.

EEBD Unitor Original:
O zíper tem 2 centímetros de abertura sobre os dentes;
O zíper fecha da direita para esquerda;

EEBD falso:
O zíper não tem abertura;
O zíper fecha da esquerda para a direita. A liberação de ar não pode ser ativada automaticamente.

Aqui o alerta do MSF

FONTE: Blogmercante

Esta entrada foi publicada em Geral, Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s