Navio com nível de radioactividade “anormal” detectado num porto chinês

Fonte: Jornal de Notícias
Hoje, 09h06m

“Um navio mercante japonês com nível de radioactividade “anormal” foi detectado no porto de Xiamen, costa leste da China, no segundo caso do género anunciado, sexta-feira, pela Administração Chinesa de Inspecção Sanitária e Quarentena.
O navio, que zarpou de Tóquio há uma semana, está ancorado desde segunda-feira em Xiamen, disse um porta-voz daquele organismo, sem precisar se a radiação foi detectada na embarcação ou nas mercadorias que transporta.

Trata-se do navio “Mol Presence”, da companhia japonesa Mitsui O.S.K. Lines, que presta serviço à volta do mundo.

Ao início da tarde de hoje (hora local), o navio continuava atracado em Xiamen e as autoridades locais estavam ainda a analisar com os departamentos competentes “mais medidas a tomar”, indicou o porta-voz.

Horas antes da divulgação deste caso, a Administração Chinesa de Inspecção Sanitária e Quarentena (AQSIQ) anunciou que dois japoneses foram hospitalizados após a chegada à China, provenientes de Tóquio, por apresentarem uma taxa elevada de radioactividade.

Os dois japoneses, que viajaram num voo comercial de Tóquio para Wuxi, na província oriental chinesa de Jiangsu, apresentavam um nível de radioactividade “ultrapassando gravemente os limites” autorizados, disse a Administração Chinesa de Inspecção Sanitária e Quarentena.
Viviam ambos num raio de 200 a 350 quilómetros da referida central nuclear que foi muito afectada pelo sismo e tsunami do passado dia 11 no nordeste do Japão.

Anteriormente, só tinham sido detectados casos de japoneses com taxas anormais de radioactividade em Taiwan, a 17 de Março, depois dos acidentes em cadeia registados na central nuclear japonesa de Fukushima.”

Link: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/interior.aspx?content_id=1814904&page=2

Esta entrada foi publicada em Geral, Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s