“Submarinos” usados no contrabando de drogas

Silent Runner
Este submarino construído por traficantes de drogas nos mangais do litoral do Pacífico colombiano, foi encontrado pela Marinha a 12 de fevereiro perto de Timbuiqui. Fabricado com fibra de vidro de três centímetros de espessura, o submarino tem um motor com uma potência de 346 cavalos, tem espaço para uma tripulação de quatro pessoas, uma autonomia de cerca de 900 milhas e capacidade para transportar oito toneladas de cocaína.

Roughly Constructed
Embarcações semi-submersíveis, como este capturado em 2006, tem sido uma das mais bem sucedidas formas de transportar cocaína da Colômbia para o México. O perfil baixo da embarcação – só uma pequena protuberância e tubos de escape e de ar ficam fora da água – torna difícil a pista com radar.

Novo e melhorado
Um soldado colombiano olha o interior do submarino capturado. Os submarinos caseiros representam “um salto quântico em tecnologia “, diz Jay Bergman, que dirige a divisão Andina da DEA, sobre o avanço dos traficantes de semi-submarinos. “É a diferença entre a construção de uma scooter e a construção de um carro”.

Cavalos de Trabalho
Um volante básico dentro de um dos semi-submersíveis. Especialistas estimam que 70% da cocaína saída pela costa do Pacífico da Colômbia em 2009, foi transportada a bordo de semi-submarinos.

Ship to Shore
O de 70 pés capturado em Fevereiro é um híbrido fascinante de alta e pequena tecnologia . A embarcação estava equipada com GPS, cartas electrónicas e dois tipos de rádios.

High Tech
Periscópio do submarino utiliza duas câmaras, uma para o dia e uma de visão nocturna,  para monitorizar a superfície do mar, enquanto submerso.

Abafado
Uma visão da vigia do submarino capturado em Fevereiro. O tenente Fernando Monroy  da Marinha colombiana, um submarinista que pilotou o “narco-sub” à base naval do Pacífico, na costa da Baía de Málaga, diz que a má ventilação faz subir a temperatura no interior a mais de 38 graus Celcius, o que torna difícil a respiração.

Dispensável
Os semi-submarinos são também relativamente barato de construir, como este confiscado numa operação em 2006, e são muitas vezes afundados após as entregas da droga.

O engodo
Uma visão do posto do timoneiro dentro do submarino apreendido em Fevereiro. A embarcação tinha a capacidade para cortar o motor e mergulhar cerca de 30 metros para se esconder de navios e aviões.

Troféus
Embarcações semi-submersíveis apreendidas em rusgas são alinhados na Base Naval da Bahia de Málaga.

Esta entrada foi publicada em Fotografia, Geral com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a “Submarinos” usados no contrabando de drogas

  1. Pingback: Portaló em 2012 | Portaló

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s