Secretário de Estado diz que há 2000 postos de trabalho disponíveis no sector das pescas

2000 para as pescas em que condições?

2000 para as pescas em que condições?

“Temos um défice de mão-de-obra na ordem das duas mil pessoas para trabalhar na frota da pesca e muitas vezes temos de recorrer a mão-de-obra de países terceiros para suprir as necessidades”, disse Luís Vieira em Peniche, a declarações a jornalistas.

Neste sentido, disse que não há desemprego no setor, “antes pelo contrário” uma vez que em 2010 surgiram 485 novos pescadores “que viram no setor condições de remuneração e de atratividade”.

Fora da crise financeira, o setor tem vindo a modernizar-se e está a aumentar a sua quota de exportação, faturando no exterior 760 milhões de euros.

“O défice que temos reduziu-se nos últimos cinco anos em cerca de sete por cento, o que mostra que há uma dinâmica exportadora”, adiantou.

O secretário de Estado das Pescas falava à margem da visita ao porto de Peniche e respetiva lota da Comissão Europeia das Pescas, presidida por eurodeputados espanhóis.

No âmbito da visita, Luís Vieira frisou a necessidade de se reiniciar a construção de novas embarcações de pesca (suspensa desde 2004) para jovens, proposta que Portugal tem vindo a fazer no quadro das negociações da nova política comum para as pescas.

Em Portugal, existem 8500 embarcações até aos 12 metros de comprimento e 30 mil trabalhadores no setor das pescas, dos quais 17 mil são pescadores.

Além da pesca, a indústria ligada à transformação do pescado tem vindo a crescer com o aparecimento de “novas fábricas que apostam na modernização e na exportação”.

Só em relação à sardinha, são exportadas conservas para 50 países.

Lusa

Fonte:http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Secretario+de+Estado+diz+que+ha+dois+mil+postos+de+trabalho+disponiveis+no+sector+das+pescas.htm

Esta entrada foi publicada em Geral, Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s