General Maritime declara falência nos EUA

A General Martime, segundo maior armador de navios-tanque dos EUA, oficializou hoje o recurso ao “Capítulo 11” de protecção de credores, no Tribunal de Falências de Manhattan.

Na petição, a companhia declarou activos de 1,71 mil milhões de dólares e dívidas de 1,41 mil milhões. Um fundo de investimento já acordou um investimento de 175 milhões de dólares em acções, ao passo que o Nordea Bank Finland financiará a companhia em até 100 milhões de dólares, para garantirem a liquidez mínima enquanto é tentada a reorganização da empresa.

A General Maritime acumulou perdas nos dois últimos anos, fruto da redução da procura e do aumento da oferta de navios, que afundaram os fretes praticados para os níveis mais baixos dos últimos 14 anos.

O frete diário de um VLCC situou-se este ano em torno dos 7 627 dólares, quando ainda em 2010 rondava os 32 006 dólares, de acordo com os dados da Baltic Exchange.

Nos últimos dois anos a frota mundial de VLCC aumentou cerca de 9%, o maior crescimento desde 1983, até aos 570 navios. As encomendas de navios novos dispararam entre 2006 e 2008, com os armadores animados por fretes na casa dos 289 mil dólares. Entretanto a procura de crude não parou de abrandar.

Com tais condimentos, empresários e analistas do sector estimam que o número de falências deverá aumentar significativamente nos próximos tempos.

A General Maritime saltou para as páginas dos jornais portugueses em 2004, quando fechou a compra da Soponata ao Grupo José de Mello, num negócio de 415 milhões de dólares. O negócio envolveu os cinco navios da companhia portuguesa, os quatro navios encomendados e a equipa de gestão técnica, que permaneceu em Lisboa.

Fonte: Revista Transportes & Negócios

Esta entrada foi publicada em Emprego, Geral, Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s