Transmaçor com novo recorde de 402 mil passageiros

Em 2011 a empresa Transmaçor transportou um recorde de 402.791 passageiros, entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), nos Açores, revelou fonte da administração.

Na rota mais movimentada, entre as ilhas do Faial e do Pico, foram transportados 349.312 passageiros, o que representa um aumento de quatro por cento relativamente ao ano anterior.

Na ligação entre Faial, Pico e S. Jorge viajaram 53.479 passageiros, mais 2,15 por cento do que em 2010, apesar das alterações de horários que esta empresa pública de transporte
marítimo de passageiros foi obrigada a fazer devido a avarias nas embarcações.

Rotas da Transmaçor

A Transmaçor aguarda a construção de novas embarcaçoes  para operar entre as ilhas do Triângulo, cujo concurso está a decorrer, mas, enquanto não estão disponíveis, continua a operar com:

Cruzeiro do Canal, Construído nos Estaleiros de São Jacinto, em Aveiro, em 1987, capacidade :  244 passageiros. Comprimento: 32,68 m  Velocidade: 13 Nós

Cruzeiro das Ilhas, Construído nos Estaleiros de São Jacinto, em Aveiro, em 1986.Tem capacidade 208 passageiros. Comprimento: 32,68 m, Velocidade: 12 Nós

Estas duas embarcações percorrendo as cerca de cinco milhas náuticas que separam o Faial do Pico em cerca de 30 minutos.

A grande aposta da empresa reside no Expresso do Triângulo, um barco rápido, tipo catamaran, com capacidade para transportar 160 passageiros, que atinge uma velocidade de 22 nós, o que permite reduzir para metade o tempo de viagem.

Este navio está parado há mais de quatro meses no Porto da Horta para reparação, apesar de a Transmaçor ter inicialmente anunciado que a paralisação iria demorar apenas duas semanas.

A fonte da empresa revelou agora que foram substituídos os propulsores e melhorado o isolamento dos motores, o que acabou por alargar o tempo de paragem do Expresso do Triângulo.

Os trabalhos estão praticamente concluídos, prevendo a empresa que os técnicos do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) se desloquem à Horta nos próximos dias para efetuar as necessárias inspeções antes do barco voltar a circular.

Lusa/AO Online

Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s