revista marinha

PUBLICA : Segunda, 22 Setembro 2014 00:00

“O País Assim o Exige ! (Parte I)

A bordo de um PSV (Platform Supply Vessel) (1) de uma companhia norueguesa; o “Segundo” (2), português, conversa com os seus chefes noruegueses:
– Imaginem que o meu pai, já com 60 anos, resolveu, agora, obter os certificados de competência STCW (3), depois de muito ter navegado nos seus tempos de jovem oficial da Navy (4).
– Ah, é a nostalgia do mar – retorquiu um dos noruegueses (saudade, diríamos nós!) Como eu o compreendo….. Eu também voltei após poucos anos de terráqueo.
– É, talvez, mas eu acho que também lhe toca uma pontinha de inveja dos filhos; o meu irmão mais novo também anda ao mar.
– E então, foi fazer os tais exames que a STCW obriga para renovar os certificados?
3181 04
Qual quê! Teve de se matricular na Escola Náutica para ir “aprender” muito do que já sabia de sobra. Já para lá anda há 2 anos. Parece que tem de tirar outra licenciatura. Pois em Portugal, aos marítimos militares não lhes é reconhecida nenhuma competência STCW; imaginem que, tendo chegado a comandar dois navios da Navy, após tirar novamente um curso de “Pilotagem” a que é obrigado, só lhe reconhecem competência para embarcar como Praticante (Tranca (5), meus amigos, Tranca!), para ao fim de um ano de embarque, supervisionado por algum jovem piloto com muito menos experiência de mar do que ele e sem nunca ter exercido funções de comando, lhe reconhecerem, imaginem, a capacidade de assumir a responsabilidade de um quarto (6) de navegação!!!!!
– O quê? Como qualquer iniciado???
– Precisamente, como qualquer iniciado!
Continuar a Ler AQUI 
Link | Esta entrada foi publicada em Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

